O que é Inbound Marketing?

Divisor Site Consultor de Marketing

Inbound Marketing, também chamado de marketing de atração, é um conjunto de técnicas focadas em ajudar uma marca/empresa a ser encontrada na internet. Além disso, o trabalho tem a premissa de encantar e converter clientes.

Os dois principais pilares do Inbound Marketing são:

  • ser encontrado pelo público (ao invés de ir em busca dele) e
  • criar relações duradouras — por meio de conteúdo relevante — que encantam, atraem e convertem clientes.
O que é Inbound Marketing?
Como é feito o Inbound Marketing na prática?

Qual a diferença entre Inbound Marketing e Outbond Marketing?

Divisor Site Consultor de Marketing

Sabe aquele anúncio (muitas vezes indesejado) que aparece no feed do seu Instagram? Pois é, esse é um exemplo de Outbond Marketing: a propagada que vai em busca do consumidor.

No caso do Inbound, o processo é revertido: sua empresa cria conteúdo útil e interessante para o público.

Esse conteúdo, por sua vez, é buscado organicamente pelos usuários da web. Ação essa que acaba por criar:

  • Consciência de marca (brand awareness);
  • Reforço de marca;
  • Engajamento de público;
  • Conversão de leads;
  • Vendas.

Como é feito o Inbound Marketing na prática?

Divisor Site Consultor de Marketing

O trabalho de Inbound Marketing consiste na criação e disponibilização de conteúdo na Internet.

Esse processo passa por etapas importantes, como o planejamento, definição de pautas, estudo de palavras-chave e definição dos formatos de mídia

O Inbound Marketing é indicado para sua empresa caso você se identifique com um ou mais destes problemas:

  • Quero aumentar o alcance da minha marca na internet;
  • Quero aumentar a preferência de marca do meu negócio;
  • Preciso gerar mais leads e contatos comerciais;
  • Preciso gerar mais acessos ao site da minha empresa.
Inbound marketing na prática

Um exemplo de Inbound Marketing

Divisor Site Consultor de Marketing

Imagine que você tenha um consultório odontológico. Iniciando no Inbound, você decide criar um blog post com dicas para uma escovação mais eficiente.

Pessoas buscando esse assunto encontram o seu post e adoram o texto. Por esse motivo, resolvem se inscrever na newsletter semanal da sua clínica.

A partir daí, essa pessoa começa a consumir mais e mais conteúdo da sua empresa.

Como resultado, quando chegar a hora de fazer aquele check-up odontológico, sabe o que acontece? A sua marca fica entre as primeiras escolhas na mente deste consumidor.

Agora que você já sabe um pouco sobre o Inbound Marketing, que tal a gente bater um papo sobre isso? Entre em contato para um orçamento online.

Vamos conversar?

Entre em contato e peça um orçamento de Inbound Marketing para o seu negócio!

Contato!