Criação de landing page

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Landing page significa algo como “página de aterrissagem” em uma tradução livre do inglês. É como se o usuário decolasse ao clicar em um anúncio e terminasse a viagem na landing page.

Assim, uma característica dessa página é que ela tem um objetivo bem específico.

Por exemplo, sua empresa escreveu um e-book. Logo, será necessária uma landing page onde as pessoas deixam os seus dados para fazer o download do material.

Criação de landing page
Usos de uma landing page

Diversos usos de uma landing page

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Como eu disse, a característica principal dessa página é a sua funcionalidade. Em outras palavras, o seu objetivo.

Portanto, pode ter funções das mais diversas de acordo com a estratégia da sua empresa. Veja algumas dessas funções:

  • Cadastro em newsletter;
  • Download de material;
  • Vendas de produtos;
  • Inscrições em webinários;
  • Inscrições em cursos;
  • Ofertas e promoções.

E olha que esses são apenas alguns exemplos. A imaginação é o limite aqui.

Uma landing page que converte

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Uma conversão acontece quando o objetivo da página é cumprido. Cada download de um e-book, por exemplo, seria uma conversão realizada.

Assim, uma landing page acima de média precisa ter algumas características:

Linguagem clara e direta

Se é um cadastro é o objetivo, deixe isso fácil de ser entendido. Normalmente, a landing page tem poucos segundos de atenção do usuário. É preciso fazer valer deixando claro: faça isso e você receberá aquilo.

Atratividade

Ser direto não significa ser seco e sem graça. É possível ser claro na mensagem, mas mesmo assim ser convincente e encantador.

CTA destacado

O Call To Action (CTA) é a chamada para que o usuário realize uma ação. Ele deve ser atraente e bem visível. Outra dica é o colocar o CTA em mais de um lugar na página.

Imagem e vídeo

Recursos de imagem e vídeo fazem a landing page ficar mais atraente. É importante que a imagem ou vídeo contribuam com a mensagem e objetivo da página.

Formulário

O formulário da uma boa landing page deve ter layout agradável e ser simples de usar. Também é importante não pedir informações desnecessárias: menos é mais neste caso.

Além da landing page

Normalmente uma landing page está integrada ao um sistema de automação. Ou, ao menos, a um banco de dados.

Dessa forma, é possível dar seguimento na ação que vem depois da conversão. E depois que o usuário baixar o e-book da sua empresa? Ele receberá e-mails promocionais? Vai receber uma newsletter?

Portanto, existe toda uma estratégia e planejamento que vem junto com a criação de landing page.

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