Sua empresa precisa de um site?
Você ficaria surpreso, mas muitos empresários ainda pensam que ter um site é algo supérfluo.
No entanto, eu digo com total certeza que qualquer negócio se beneficia em ter um website na internet.
E isso vale tanto microempresas e negócios locais como para grandes corporações.
Confira algumas das vantagens:
- Facilidade para ser encontrado no Google;
- Canal de vendas da empresa;
- Apresenta opções de contato para o público;
- Passa confiabilidade e credibilidade;
- Reforço de marca;
E olha, esses são apenas alguns dos benefícios que um site traz para um negócio.
Aumente suas chances de ser encontrado no Google
Talvez o principal benefício em se ter um site profissional é a possibilidade de você ser encontrado no Google.
E não falo apenas de quando alguém busca pelo nome da sua empresa, mas também quando buscam os serviços e produtos que você oferece.
Isso é ou não importante para os negócios?
Pois é, o meu processo de criação de sites é sempre pautado pelas melhores práticas de SEO (Search Engine Optimization).
Essas otimizações para mecanismos de busca, como o Google, fazem toda a diferença para que sua empresa apareça na Internet.
Tenha um site responsivo para funcionar no Smartphone
Já acessou um site no seu celular e não conseguiu ler os textos direito? E as fotos pareciam pequenas demais?
Pois é, a responsividade é a característica que faz um website se adaptar a cada dispositivo.
Isso quer dizer que o usuário terá sempre uma boa experiência de acesso, seja no computador, tablet ou celular.
Na prática, os textos ficam legíveis, as imagens em tamanho adequado e formatação pensada para cada tamanho de tela.
Assim, o usuário fica feliz e o Google também. O buscador informou, em 2015, que prioriza sites responsivos nos resultados de busca.
Como funciona o processo de criação de site?
O desenvolvimento de um site envolve diversas fases. Cada uma delas é importante para que alcançar um ótimo resultado.
Planejamento da estrutura do site
Na fase inicial, é feito um estudo da empresa, seus serviços, produtos, história e diferenciais.
Assim, é possível definir a estrutura do site, ou seja, quais páginas e recursos serão aplicados.
Desenvolvimento dos wireframes
Wireframes são layouts preliminares que vão guiar a criação do site. É uma forma de visualizar o site antecipadamente para tomar decisões de layout do tipo:
- Como o conteúdo se comportará em cada tela (celular, desktop e tablet)?
- Onde ficarão as imagens ilustrativas?
- Vamos colocar um vídeo em alguma página?
- Quantos slides na home?
- Onde está o box com as redes sociais?
Redação de textos
Os textos precisam ser atraentes, informativos e interessantes para que o visitante tenha vontade de fazer negócio com a sua empresa.
Além disso, os termos usados devem seguir certas diretrizes da linguagem web e práticas de SEO para que o seu negócio se destaque no Google.
Desenvolvimento do Site
É hora de transformar tudo no produto final que vai ao ar para todos. Assim, as imagens, textos, vídeos e artes são posicionadas no local planejado.
Além disso, o site ganha as cores e design que vão de acordo com identidade visual da sua marca, estando pronto para ganhar espaço e conquistar clientes na internet.