Gerenciamento de redes sociais
Estar presente nas redes sociais é importante. Isso já é um fato compreendido pela maioria dos donos de empresa.
Mas a maneira de se apresentar nas redes é o que pode fazer dessa presença algo produtivo. Do contrário, as ações da sua marca nas mídias sociais serão um desperdício de recursos.
Portanto, o gerenciamento profissional de redes sociais é a melhor forma de se beneficiar de todas os recursos do Instagram, Facebook, Linkedin, entre outras redes.
Como é o trabalho de gerenciamento de Redes Sociais?
O gerenciamento das redes envolve algumas partes bem específicas:
Produção de conteúdo
Sua marca recebe uma identidade visual linda e posts com conteúdo exclusivo em textos, imagens e vídeos.
O tipo de conteúdo será definido de acordo com as características de sua marca, público e objetivos comerciais.
Geralmente, esse conteúdo é dividido em dois tipos:
Conteúdos educativos
São posts que posicionam sua marca como referência no mercado. O conteúdo aqui é voltado para assuntos técnicos da sua área e que também interessem ao seu público.
Conteúdos corporativos
Aqui entram os posts focados nos diferenciais da sua empresa. São conteúdos com objetivo de valorizar a sua marca, fechar vendas e encontrar clientes.
Quantos posts por semana vamos fazer?
Não existe uma frequência ideal de posts para redes sociais. Isso depende muito do conteúdo, público e objetivos do trabalho.
Assim, é preciso cuidado para não exagerar nem deixar de marcar presença e manter sua empresa na mente dos seus seguidores.
Para a maioria das empresas, a frequência de 3 posts semanais é ideal. Mas para algumas páginas, como nos casos de influenciadores digitais, posts diários é a recomendação.
O essencial é encontrar um equilíbrio. Páginas corporativas que publicam diariamente posts comerciais podem cansar seu público.
Agora, se o seu negócio for um e-commerce, o público espera que seus posts diários sejam de produtos à venda.
É preciso estar em todas as redes sociais?
Cada rede social tem suas características, recursos, público e formatos de mídia. Portanto, a perguntar a ser respondida é: em qual rede social está meu público?
A partir da resposta, deve-se definir em quais redes sua empresa deve estar presente. Além disso, é importante considerar os recursos de publicidade de cada mídia social, formatos de mídia aceitos e valores.
Assim, digo com segurança que sua empresa não precisa estar em todas as redes sociais. É mais recomendável, por exemplo, ter uma presença forte em apenas uma. Dessa forma, o seu esforço de mídia não fica diluído em diversos canais.
Mas objetivamente, deve-se sempre analisar caso por caso para tomar uma decisão estratégica. Afinal, estar nas redes sociais é um investimento midiático e deve trazer retornos.